Viagem ao Chile com criança

Viagem para o Chile com criança e com muita chuva!

Férias de 2015 no Chile, vou contar um pouquinho como foi maravilhosa essa viagem, mas antes veja algumas informações sobre o Chile.

1. Distância do Brasil: 3084KM
  2. Tempo de Voo: 3h50 (800km/h)
  3. Capital: Santiago
  4. Moeda: Peso Chileno
  5. População: 17,62 milhão (2013)
  6. Língua oficial: Língua castelhana, mas o português é muito bem entendido na maioria dos lugares.

Passamos uma semana em Santiago hospedados no Hotel Best Western na Av. Alonso de Córdova, 5727 no bairro de Las Condes. A localização é muito boa, a vista do nosso quarto melhor ainda… dava para ver a Cordilheira dos Andes!
O hotel fica a apenas 200 metros da estação Manquehue do metrô, a 20 minutos a pé do Parque Arauco, com supermercados e muitos restaurantes ao redor. Além disso o hotel é muito legal, organizado e limpo. O café da manhã é muito bom e com muita variedade de pães e frutas, mas o que mais gostei foi que não há camas para crianças ai tive que dormir com meus pais, mas não se preocupem porque a cama é muito grande…

Meus pais não alugaram carro, usamos o metrô e taxi para ir a todos os locais. O preço do taxi é parecido com o de São Paulo.

1º Dia – Passeio Turistico

Como não conhecíamos nada no primeiro dia passeamos no ônibus de dois andares da Turistik. Este serviço funciona todos os dias das 09:30h às 18:00h. Neste passeio você pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser durante o percurso, depois é só aguardar o próximo ônibus que passa a cada 30 minutos aproximadamente. Se você não descer em nenhum ponto, o percurso todo dura em torno de 2 horas, e foi o que fizemos.

2º Dia – Passeio pela Cidade

Saímos de trem sentido Parque Metropolitano para andar de funicular e visitar o Cerro San Cristóbal, a estátua da Virgem de Inmaculada Concepcóna e o Zoológico, mas era segunda-feira e estava fechado para manutenção. 🙁
Então fomos procurar um parque para eu brincar e gastar minhas energias. Encontramos um playgroung enorme no Parque Florestal, lá encontramos alguns brasileiros de Fortaleza e depois de brincar fomos a pé ao Cerro Santa Lucía que é um monte situado no centro de Santiago de Chile. De lá de cima é possível ver toda a cidade, uma vista muito linda!

3º Dia – Esquiando no Valle Nevado

Meu pai olhou na internet e encontrou a Ski Total, empresa que faz passeios as principais estações de esqui como Valle Negado, La Parva, El Corolado e Ski Portillo a mais de 30 anos. Lá tem tudo que você precisa para um passeio na neve, além de ter atendentes falam “Portunhol” avançado. 🙂
O pacote ficou em aproximadamente U$ 500 incluindo transporte (ida e volta), roupas, entradas na estação de esqui, aulas, esquis para minha mãe e pranchas (snowboard) para mim e para meu pai. O passeio começa às 8h com saída para o Valle Nevado, o percurso demora em torno de 2 horas e é lindíssimo.

Dicas para o Valle Nevado:

Se você vai fazer aula, ao chegar no estacionamento vá rápido trocar seu voucher, as aulas começam às 9hs e são realizadas de 2 em 2 horas então se você perder a das 9h terá que aguardar a das 11h que foi nosso caso. Antes da aula fizemos uma guerra de bolas de neve, muito divertido!! Ah, antes que me esqueça lá temos como alugar armários (lockers) para deixar uma mochila. Leve algo para comer pois lá é tudo muito caro!!!

Snowboard é muito legal, mas se você nunca andou de skate ou surfou vai ser difícil. Minha mãe também reclamou que as botas de esqui são muito pesadas, que ficou com as pernas doloridas e que também não é fácil como parece. Como caímos e levantamos muitas vezes precisamos de muito preparo físico, #ficaadica!

4º Dia – Passeio a Shoppings

Neste dia estávamos todos muito cansados do passeio ao Valle Nevado, acabamos acordando um pouco mais tarde e infelizmente neste dia começou a chover. Pegamos um taxi e fomos ao MallSport, shopping muito legal com lojas de artigos esportivos, pena que estava chovendo porque há atividades para crianças ao ar livre como patinação no gelo, pista de skate e piscina de ondas (fechada por causa do inverno). Dentro do shopping também tem outras atividades como arvorismo que adorei, mas fiquei com medo no começo, paredão de escalada, pista de quadriciclo, um parquinho para crianças menores, um autorama gigante muito legal. Ganhei duas corridas uma da minha mãe e outra do meu pai – meus pais disseram que o moço que me ajudou só para eu continuar pagando e brincando!!

De lá fomos para o Hotel, brincamos de volei de bolinha de meia no quarto, estudei um pouco e no final do dia jantamos no Restaurante do próprio hotel, comida muito boa.

5º Dia – Dia de Muiiita Chuva!!!

Neste dia quando acordamos tivemos uma surpresa a cidade estava toda alagada, então tomamos café, estudei mais um pouco, brincamos mais uma vez de volei de bolinha de meia no quarto ai pegamos uma van (serviço gratuito Shopping Parque Arauco) para almoçar no shopping, a única coisa ruim é que a praça de alimentação dos melhores restaurantes fica a céu aberto e como estava chovendo ficamos todos molhados, mas há uma área de fast foods coberta. Escolhemos o restaurante de frutos do mar chamado La Perla del Pacifico que é muito bom. Depois demos uma volta no shopping e voltamos para o Hotel de van e jogamos mais um pouco de volei de bolinha de meia…

6º Dia – Visita ao Centro de Santiago

Neste dia ainda chovia, mas resolvemos pegar os guarda-chuvas e enfrentá-la. Pegamos o metrô sentido centro e fomos visitar a Catedral Metropolitana de Santiago, é muito linda e grande lá dentro!!! De lá fomos a pé ao Mercado Central demos uma volta para ver a variedade de frutos do mar que o Chile tem e em seguida paramos para almoçar no Restaurante Donde Augusto e comemos a famosa Centolla que é um carangueijo gigante, é caro mas é uma delicia!!!! Depois de almoçar fomos a Feira de Artesanato Santa Lucia onde comprei ma tartaruga de Lapis Lazuli que é uma pedra Azul semi preciosa encontrada somente no Chile e Afeganistão, meus pais também compraram um quadro da Santa Ceia feita em cobre que também é um artigo local.

Dicas para Mercado Central de Santiago e compras de artesanato

1. A Centolla é vendida em três tamanhos, comemos uma média mas saímos com vontade de comer mais porém notamos que a diferença de tamanho entre a média e a grande não é muita.
  2. No mercado há algumas barracas vendendo artesanatos e lembranças do Chile, apesar da diferença de preço não ser grande, indico irem a Feira de Artesanato Santa Lucia (Feria Artesanal Santa Lucia) – Endereço: Carmen and Liber Bernado O’Higgins | Barrio San Isidro, Santiago, Chile – onde a variedade é muito maior.

7º Dia – Dia de dizer até a próxima.

Foi uma pena que choveu tanto, mas nossas férias foram incríveis. Se você tiver a oportunidade de ir ao Chile vá! Santiago é uma cidade muito legal, bonita, limpa e organizada.

Veja algumas fotos da viagem à Santiago no Chile

Escola para esquiar - Valle Nevado

Escola para esquiar – Valle Nevado

Gondola do Valle Nevado

Subindo para estação de esqui

Estrada Valle Nevado

Estrada sentido Valle Nevado – Chile

Capela da Catedral Metropolitana de Santiago

Capela da Catedral de Santiago

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana de Santiago

Teto da Catedral Metropolitana de Santiago

Benção na água da Catedral

Pegando a benção na água da Catedral

Vista da Cordilheira dos Andes

Vista do quarto do hotel da cordilheira dos andes

Donde Augusto

Restaurante Donde Augusto – Mercado Municipal

Comendo King Crab ou Centolla

Comendo King Crab ou Centolla no Mercado Central de Santiago

Assista a alguns vídeos da viagem à Santiago no Chile

Comendo uma centolla no mercado central de Santiago.

Subindo para a estação de esqui no Valle Nevado.